PLANO DE GOVERNO

Nosso plano de governo é focado no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida para todos em Florestal. Priorizamos a saúde, com investimentos em infraestrutura e atendimento de qualidade, a geração de empregos através da atração de indústrias e comércio, e a educação, garantindo mais oportunidades para as futuras gerações. Com uma gestão eficiente e transparente, vamos continuar cuidando do que é mais importante: as pessoas.

APRESENTAÇÃO

Em atendimento à manifestação de amigos, eleitores, apolo da família e a convite dos partidos políticos me coloquei a disposição de Florestal - MG.O nosso municipio é um lugar de oportunidades, desafios e potencials ainda por serem explorados. Com este plano de governo, buscamos traçar um caminho sólido e inovador para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossa cidade.Acreditamos na importância de politicas públicas que priorizem a qualidade de vida de nossos cidadãos, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia local.

Nosso compromisso é com a transparência, a participação popular e a eficiência na gestão dos recursos públicos.Neste documento, apresentamos propostas concretas que abrangem áreas fundamentais como saúde, educação, esporte, cultura, habitação e segurança, infraestrutura e desenvolvimento social. Cada ação foi cuidadosamente planejada com base em estudos e diálogo com a comunidade.

Por fim, este documento tem como objetivo apresentar nossas ações e compromissos com os cidadãos de Florestal, focando no desenvolvimento social e econômico sustentável, além de melhorar as condições de vida em nosso municipio. Trata-se de um plano em evolução, onde as aspirações da comunidade serão sua principal inspiração.

COMPROMISSO

É nosso compromisso redefinir a relação entre o poder público e a população. Queremos tornar a prefeitura mais transparente, acessível e parceira dos cidadãos e entidades. Nosso foco é usar a politica como instrumento para humanizar a cidade, garantindo direitos e serviços dignos para todos. Nosso objetivo é agir no presente pensando no futuro, deixando para as próximas gerações uma cidade melhor, economicamente sustentável, democrática e segura.

EDUCAÇÃO

1.1 Adequar a jornada de trabalho e remuneração dos professores à Lei 11.738, a Lei do Piso Salarial do Magistério.
1.2 Ampliar as vagas de periodo integral nas três escolas municipais: Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental (E. M. Dercy Alves Ribeiro).
1.3 Atender a toda demanda por Creche do município.
1.4 Reestruturar as carreiras do magistério a fim de valorizar os servidores.
1.5 Aprimorar o acolhimento das crianças na fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental e suas familias, ampliando a área da E. M. Dercy Alves Ribeiro de forma a receber melhor os alunos que chegam da Educação Infantil. (Área já reservada para recreios e atividades físicas.)
1.6 Valorização dos servidores através de concurso público e capacitação continuada
1.7 Investir em momentos de aperfeiçoamento de relações interpessoais, gestão de conflitos, inteligência emocional e comunicação ativa.
1.8 Melhores condições de trabalho e gestão das profissionais de apoio: monitoras e cantineiras.
1.9 Incentivar a participação da agricultura familiar na alimentação escolar.
1.10 Renovar a frota escolar.
1.11 Supervisão e Coordenação pedagógica atuantes a fim de que o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais do municipio - IDEB - esteja entre os destaques da região.
1.12 Direcionar a gestão escolar por dados, resultados e diálogo com The profissionais da área.

SAÚDE

Esta é uma das maiores responsabilidade do Gestor para com todo o povo, garantir o direito de todos a saúde pública. Temos a obrigação de oferecer a todos um serviço de acolhimento e qualidade uma vez que a vida é o bem mais precioso.

2.1 Construção de uma UPA/UBS, inclusive, equipada com toda a estrutura, tais como RAIO ECOCARDIOGRAMA, ULTRASSONS, UTI, e demais equipamentos X, ELETROCARDIOGRAMA, necessários para funcionamento desta unidade. Rara isso, já se encontra depositado em conta bancária do Municipio, disponibilizados pela Vale, o valor de mais R$ 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de reais);
2.2 Reformar e reestruturar o prédio da nossa UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE RACHID SALIBA, adequando-o a um centro de atendimento de referências médicas;
2.3 Construção de um PSF devidamente confortável e adequado para um atendimento de excelência;
2.4 Reforma total do PSF-1;
2.5 Estudar a viabilidade de instalação de um PSF-3;
2.6 Atendimento médico às comunidades rurais através do PSF;
2.7. Viabilizar instalação de uma base do SAMU em Florestal;
2.8 Programar e racionalizar atendimento ao público por ambulâncias de nossa unidade de saúde dos casos de menor gravidade, acabando assim, com a longa espera de uma unidade do SAMU;
2.9 Acabar com a burocracia no atendimento médico, evitando as idas e vindas nos PSFs, para uma simples consulta médica:
2.10 Manter estoque de medicamentos distribuídos pela Farmácia popular, evitando sua falta, o que prejudica principalmente pessoas de menor poder aquisitivo;
2.11 Trazer de volta grandes profissionais de saúde, dentre eles médicos como Dr. Tales, Dr. Hércules, e outros.

BEM-ESTAR E SAÚDE ANIMAL

Programa de Governo: Proteção Ambiental Integrada
Unidade responsável: SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente)

  • Reestruturar espaços físicos para atender melhor a comunidade animal.

  • Fortalecer a política de prevenção e adoção com relação a animais abandonados ou vitima de maus tratos.

  • Realizar ações permanentes de castração de cães e gatos (identificando os animais através de microchipagem) e programas educativos de guarda responsável, em parceria com escolas, unidades de saúde, centros esportivos e organizações não governamentais.

  • Colaborar com os atuais conselhos existentes para promover o controle e a fiscalização da politica pública animal na cidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

3.1 Estruturar a Secretaria Municipal de Assistência Social, instalação em Imóvel com acessibilidade, número de salas adequadas e composição do quadro de funcionários responsável pela gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município.
3.2 Plano de Capacitação Continuada para os servidores do SUAS.
3.3 Implantação do serviço de Vigilância socioassistencial que tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de Informações territorializadas. A adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território 6 fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações, resultando no alcance de resultados efetivos e satisfatórios no atendimento à população.
3.4 Fortalecimento dos Conselhos de Direitos e seus fundos (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e do Adolescente), estabelecimento em espaço próprio, criação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o dos Direitos da mulher.
3.5 Ampliação das Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vinculos, visando o atendimento também de adolescentes e jovens.
3.6 Ampliação da oferta de beneficios eventuais no município garantia de acesso eficiente aos já existentes.
3.7 Investimento no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, ACESSUAS TRABALHO, que tem como objetivo a busca pela autonomia das familias usuárias da politica de assistência social, por melo da integração ao mundo do trabalho.
3.8 Investimento, busca de parcerias e regulamentação dos serviços de acolhimento institucional do município - Alta complexidade SUAS para crianças e adolescentes, mulheres em situação de violência doméstica, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
3.9 Estabelecimento de Equipe Volante no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que tem o objetivo de prestar serviços de assistência social a familias que residem em locais de difícil acesso (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros).
3.10 Criação do Centro de Convivência para Idosos.
3.11 Ampliação dos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social no municipio.
3.12 Valorização dos servidores com a realização de Concurso Público visando a continuidade e qualidade dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

ESPORTE, LAZER, CULTURA E TURISMO

Temos que apoiar e incentivar o turismo em nossa cidade, uma vez que Florestal tem uma vocação para esta indústria limpa. Naturalmente recebemos nos finais de semana um grande número de visitantes nas propriedades rurais e que, direta ou indiretamente frequentam a cidade. Hoje nosso município está totalmente carente de lazer, uma vez que, já foi uma cidade muito alegre e feliz, com várias atividades festivas.

4.1 Fortalecer e incentivar a prática esportiva de uma forma geral.
4.2 Voltar a trabalhar nosso grande potencial cultural, pois Florestal foi agraciado por Deus com grandes personalidades que aqui nasceram, dentre eles, Benedito Valadares, expressão na política nacional, dentre outros.
4.3 Recuperação do nosso complexo turístico Sinval Ribeiro de Oliveira-Barragem.
4.4 Volta dos eventos gastronómicos, dentre eles, Florestal Gourmet;
4.5 Volta das comemorações do réveillon, camaval, aniversário da cidade, motocross, cavalgadas, competições em provas de equitação: tambor, laço, trackings, dentre outras.
4.6 Provas e corridas ciclisticas.
4.7 Festas juninas, julhinas, quadrilhas.
4.8 Rodeio com apresentações artisticas no período noturno.
4.9 Investir no volel, basquete, futebol de campo e outras modalidades, abrangendo desde as escolinhas de esportes até os adultos e veteranos.
4.10 Promover intercâmbio esportivo em toda a nossa região;
4.11 Criação de uma casa da cultura em Florestal.
4.12 Voltar a entrega da medalha comenda Benedito Valadares Ribeiro.
4.13 Reativar a corporação musical GENI ALVES FRAGA DIAS, com engajamento de crianças, jovens e adultos.
4.14 Reestruturação geral da AESE.
4.15 Inclusão de todas as comunidades rurais em nossos campeonatos esportivos de uma maneira geral.
4.16 Torneio de truco em datas comemorativas.
4.17 Manutenção constante de nossas quadras poliesportivas e campos de futebol.
4.18 Apoio aos projetos sociais das igrejas cristãs nos ámbitos do esporte. música e teatro,
4.19 Comemorar o Dia do Evangélico.
4.20 Realizar Festival da Canção.

AGRONEGÓCIO, GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA

5.1 Administração voltada ao homem do campo, ampliando cursos voltados para melhoria e qualidade de nossa produção de alimentos em geral.
5.2 Melhorar e manter durante toda a Administração nossas estradas > rurais, inclusive, dando assistência as passagens internas da propriedade para que nossos produtores possam escoar sua produção e o transporte dos proprietários e seus funcionários.
5.3 Parcerias com todas as comunidades rurais, oferecendo transporte escolar de qualidade.
5.4 Incentivar e apoiar a criação de associações especificas para produtores e trabalhadores rurais.|
5.5 Trabalhar em conjunto com a EMATER IMA na confecção de projetos para que os produtores rurals possam usar os créditos disponiveis nos Programas do Governo Federal voltado a agricultura.
5.6Apolar a agricultura familiar facilitando a produção e distribuição de seus produtos.
5.7 Revitalizar e ampliar feira livre, apolando os pequenos produtores rurais na comercialização de seus produtos de maneira geral.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EMPREGO

Florestal necessita de indústrias para geração de emprego, renda e fortalecimento do comércio. Para que isto aconteça temos que trazer para nossa cidade uma subestação de energia, este até agora é nosso maior obstáculo.

6.1 Criar nosso distrito industrial para atrairmos os empresários.
6.2 Qualificar mão de obra, principalmente os mais jovens.
6.3 Prestigiar sempre nosso comércio local.
6.4 Criar a Sala do Empreendedor, uma parceria Prefeitura, Sebrae e Jucemg-local onde os empreendedores encontrarão todos os serviços e informações de forma ágil e sem burocracia. Também dará suporte às empresas locals facilitando o seu dia a dia.

OBRAS

Foram anos de poucas obras, poucas reformas e ampliações e pouco de manutenção.Sabemos que Florestal tem valores expressivos oriundos da reparação da Vale para os municípios atingidos. Investiremos estes recursos, assim como emendas parlamentares que sempre buscamos.

7.1 Asfaltamento em todas as ruas de Florestal, Cachoeira de Almas e Gameleira.
7.2 Calçamento em estradas rurais.
7.3 Duplicação da ponte do Bairro Recanto das Palmeiras.
7.4Construção das praças no bairro Pernambuco.
7.5 Construção de casas populares para atender as familias mais necessitadas.
7.6 Construção de uma nova garagem para ônibus, caminhões, carros e máquinas pois a atual já não atende a demanda.
7.7 Em parceria com a Câmara Municipal, construir sua sede própria, uma vez que a Câmara já possui o terreno.
7.8 Em parceria com o DER construir as faixas de aceleração e desaceleração de velocidade na entrada do bairro Califórnia e defronte a usina de reciclagem. Isto é de grande necessidade para a nossa segurança no trânsito.
7.9 Fazer sinalização de trânsito na cidade, principalmente nos bairros, onde não existe sinalização e há aumento de acidentes.

ÁGUA, SANEAMENTO E LIXO

Nosso abastecimento de água, apesar de muitas promessas, continua ruim. O esgotamento sanitário pior ainda. Não adianta ameaçar, ficar bravo ou prometer uma série de atitudes e nada acontecer. Assim sendo, atuaremos no sentido de:

8.1 Propor uma parceria agilizando a cessão de terreno através de PPP para a construção de um super reservatório no Ribeirão Camarão, de onde a água virá por gravidade até a estação de tratamento, sendo adequada para o consumo.
8.2 Construção de mais um grande reservatório, junto aos já existentes, porém em um ponto mais elevado.
8.3 As nossas redes de esgoto mais antigas estão ultrapassadas e a maloria já em desgaste máximo. Temos que refazê-las totalmente.
8.4 Temos que reconstruir e voltar a coletar 100% do esgoto e fazer o seu tratamento, visto que a rede coletora de todo o esgoto foi parcialmente destruida na última limpeza do Ribeirão.
8.5 Temos uma ETE que foi feita para atender a cidade até 15 mil habitantes. Vamos reavaliá-la, se necessário, construir outra.

Não podemos esquecer dos nossos distritos de Gameleira e Cachoeira de Almas, ambos com problemas de água e esgoto. O esgotamento sanitário de Gameleira praticamente não existe e o de Cachoeira de Almas está péssimo e também têm que serem feitos e em alguns casos refeitos. Em ambos, a água é fornecida por poços artesianos que também deixam muito a desejar. E assim sendo, temos que revisar tudo e solucionar. Chega de improvisos! Também temos que resolver o problema das águas pluviais em Gameleira. As manilhas que deveriam serem instaladas foram desviadas para outra localidade.

Um dos grandes problemas de Florestal é o "lixão" irregular ao lado da antiga barragem. Em 31 de julho do corrente ano, esgotou-se o prazo para que os municipios com menos de 50 mil habitantes regularizassem seus lixões a céu aberto. Além de irregular, o nosso lixo não está sendo nem sequer aterrado. E o local totalmente fora das normas e leis ambientais. Já não temos mais espaço para cuidar do lixo devidamente. Este é o maior desafio que teremos pela frente: conseguir recursos e um terreno que possa ser autorizado, como aterro controlado de lixo. Vamos com urgência procurar municipios vizinhos na tentativa de um consórcio intermunicipal de lixo. Isto não sendo possivel, vamos sair à procura de terreno apropriado, sem causar danos a propriedades vizinhas, como desvalorização, mau odor e mais...

Temos que ser honestos sempre! Consta no Plano de Trabalho da Vale grande parte deste nosso compromisso.

CIDADÃO COMO PROTAGONISTA

Nenhuma dessas propostas atingirá seu pleno potencial sem o envolvimento ativo da população, entidades e setor privado. Os problemas da cidade são problemas de todos nós. Para que o gestor público possa aproveitar esse conjunto de ideias e talentos, é necessário mudar a lógica atual da prefeitura de Florestal, A receita é confiar, pactuar e cumprir, Nossa cidade tem uma vocação democrática. O espaço público é para uso irrestrito da população. A cultura na rua garante que o espaço cumpra sua função e que os bens públicos, visíveis a todos, sejam cuidados e preservados. Aproximar e democratizar a relação do cidadão com a prefeitura requer essa conscientização. O papel do prefeito? Dar o primeiro passo. Contem comigo!

RESPONSABILIDADE

Muitos já conhecem minha trajetória. Fui prefeito por três mandatos e conheço as responsabilidades do serviço público, especialmente em tempos de desafios e incertezas.Tenho como vice-prefeito na chapa, Dr. Agnaldo Aquino, grande advogado e investidor no ramo da construção civil. Residente em Florestal há 15 anos, é casado com Núbia, funcionária da CEDAF e tem duas filhas nascidas em Florestal. Credenciais a vice não faltam ao Dr. Agnaldo, visto que qualquer prefeito necessita de um vice com muita capacidade e experiência tanto para ajudá-lo a administrar quanto substituí-lo, se necessário. Devemos administrar, gerir e cuidar da nossa cidade para promover a felicidade das pessoas. Pedimos a bênção e a capacitação de Deus para este projeto, comprometendo-nos a agir com ética, responsabilidade, transparência, austeridade, zelo e dedicação. Ser escolhido para liderar a construção de um novo tempo, mais justo e digno, é uma honra e um grande desafio. Acredito que todos podem ter uma vida melhor. O que apresento agora é o Plano de Governo que me comprometo a implementar, caso seja escolhido pelos eleitores de Florestal. Dedico essas ações a cada um de vocês. Vamos juntos!

Que Deus nos abençoe. Muito obrigado a todos.

Contato Rápido

Fale comigo e com a minha equipe